Verduras

Raramente postava no Culinária-Receitas verduras e legumes, mas nesta nova fase, vou postar algumas coisas. Inclusive frutas e verduras também.


Hoje a receita é de Almeirão.


Essa hortaliça não é muito comum de ser encontrada no mercado. Geralmente encontramos com pessoas que plantam em quintais e sítios.


O almeirão (Cichorium intybus intybus) é uma variedade de chicória-comum, da família das Asteraceae. Muito semelhante às outras chicórias-comuns, delas se diferencia por possuir folhas mais alongadas, mais estreitas, recobertas por pelos e com sabor amargo mais pronunciado.


Embora do ponto de vista nutricional o almeirão seja superior à alface por ser mais calórico e mais rico em proteínas, amido, fibras, cálcio, ferro e vitamina A, é uma das hortaliças menos estudadas no Brasil quanto ao comportamento das cultivares mais comercializadas. (fonte Wikipedia)


O almeirão pode ser cultivado para consumo doméstico, em jardineiras ou vasos. Inicialmente pode-se plantar sementes, e depois ir tirando mudas, acomodando-as em copos de 200 ml. Sugere-se tanto para o almeirão, como para qualquer outra hortaliça, incluir uma cobertura morta acima da terra, para evitar a formação de algas


Estou fazendo o Almeirão Roxo.



Almeirão, verdura e legumes, frutas e legumes

Almeirão Refogado:


Faça assim como couve. Corte a verdura conforme desejar. Refogue cebola e alho em uma frigideira. 


Acrescente o almeirão e refogo até murchar. Sirva com arroz, feijão, linguicinha frita ... huuuum


Dica:

Você pode acrescentar Almeirão em sopas. Fica muito bom!



0 comentários:

Postar um comentário

 
Top